Beleza que movimenta a economia

Brasil está entre os 15 maiores produtores mundiais no segmento

Além de colorir e perfumar os ambientes, ser excelente escolha para presentear, e essencial em qualquer celebração, as flores e plantas ornamentais impulsionam a economia nacional. O país abriga cerca de 8 mil produtores, que cultivam mais de 2,5 mil espécies em 17,5 mil variedades.
Assim, se posiciona entre os 15 maiores do mundo nesse mercado – que responde por 209 mil empregos diretos, dos quais 53,59% no varejo, 38,76% relacionados à produção, 4,31% à distribuição e 3,00% em outras funções, a maioria de apoio. O segmento contabiliza cerca de 800 mil empregos indiretos.
Os dados, do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), revelam também a solidez do setor, cujo faturamento cresce ano a ano. Em 2020, quando registou R$ 9,6 bilhões, a evolução foi de 10% em relação ao ano anterior, que também já havia registrado salto de 7% na comparação com 2018. Para este ano, em que o consumo per capta está em R$ 45,79, a estimativa é de crescimento de 2% a 5%, por conta dos ainda efeitos da pandemia.
De acordo com Renato Opitz, diretor do Ibraflor, se, de início, a crise sanitária impactou negativamente as floriculturas, que não sabiam como operar e tiveram de fechar as portas em razão das medidas de isolamento, em um segundo momento elas buscaram se reinventar, adotando recursos como vendas por aplicativo e internet e serviço de entrega. Além disso, passaram a atuar em outros nichos, como o fornecimento de arranjos em condomínios e empresas. “Assim, quando obtiveram permissão para voltar a abrir, seus proprietários somaram aos negócios tradicionais as novas opções de mercado”, explica o executivo.
Contribuiu também para a manutenção das operações a mudança de hábito dos consumidores, que, por estarem mais tempo em casa, tanto por uma questão de segurança quanto por terem adotado o home office, investiram no bem-estar, colorindo, enfeitando e deixando mais natural os ambientes. “As flores e plantas têm impacto nesse sentido, trazendo vida, purificado o ar e deixando os espaços mais agradáveis, perfumados e bonitos” diz Opitz, acrescentando que esse movimento impulsionou as vendas e veio para ficar. Já para o setor de eventos, mais impactado pela pandemia, a expectativa é de retomada gradual a partir do segundo semestre, quando uma parcela maior da população estará vacinada.


O mesmo deve ocorrer no ramo de hortaliças, que deve encerrar o ano no mesmo patamar de 2020, ou seja, com “excelente resultado se comparado à média da série histórica dos últimos dez anos”, afirma Marcelo Pacotte, diretorexecutivo da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem). Até porque, segundo o executivo, o brasileiro vem consumindo cada vez mais hortaliças e frutas, tendo em vista os valores nutricionais desses alimentos.



Ao alcance em todas as ocasiões

São Paulo é o estado brasileiro que mais consome, produz flores e plantas (em vaso) e emprega mão de obra familiar no setor. Seu mercado movimentou R$ 3,5 bilhões em 2020, 36,46% do montante faturado nacionalmente no ano.
Uma das referências é a estância turística de Holambra, conhecida como a Capital Nacional das Flores, onde ocorre anualmente a Expoflora, cancelada neste ano por conta da pandemia, mas prevista para 2022, que inclui exposição de flores, mostras de paisagismo, danças folclóricas holandesas, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos e outras atrações.
Outro marco quando se trata de flores e plantas é a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na capital, que tem como tradição a Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), a maior do gênero no país. Realizado no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP), o evento reúne cerca de mil produtores de flores, plantas, gramas e mudas, além de contar com área reservada a acessórios e artesanato. Para encontrar produtos e comerciantes da Feira de Flores, basta acessar o Guia Ceagesp, no endereço www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp

A capital conta ainda com uma avenida dedicada ao comércio de flores, a Dr. Arnaldo, no trecho do Cemitério do Araçá, com grande concentração de floriculturas em bancas, que funcionam 24 horas, onde é possível encontrar ampla variedade de flores, arranjos e buquês.
Mas não é preciso sequer se deslocar para comprar flores e plantas. A maioria das floriculturas mantém serviço de entrega e expõe, em seus sites, uma grande variedade de flores, arranjos, buquês e cestas para todos os gostos, bolsos e ocasiões.



Celebração

Cores e perfumes para todos os momentos

Ricas em significados, as flores são associadas a sentimentos nobres e intensos

Dizem que as flores são todas palavras que a terra diz”, escreveu Fernando Pessoa em Quadras ao Gosto Popular, o que se constata pela ampla diversidade de cores, formas e perfumes que tornam única cada espécie. Ao longo da história, vários significados passaram a ser atribuídos a cada flor.
As rosas, por exemplo, estão ligadas às deusas Afrodite e Vênus – respectivamente das mitologias grega e romana –, que representam o amor e a paixão. Já o cravo, relacionado à fidelidade, costuma ser oferecido a alguém como sinal de gratidão e, curiosamente, é a flor mais comum para presentear homens. As orquídeas, por sua vez, exaltam a beleza feminina, a perfeição e a pureza espiritual, e são bastante demandadas em decorações, pois remetem a bom gosto e refinamento. Símbolo de amizade e vínculo entre as pessoas, as astromélias são as mais indicadas para presentear amigos distantes. Já a margarida é apelidada de “flor das donzelas” por representar a juventude e a inocência. O girassol é usado por alegrar ambientes, pois representa positividade e o calor do astro-rei, assim como as gérberas, que remetem à alegria por suas cores vivas. Os crisântemos estão associados à esperança e à compreensão dos limites da vida – por isso mesmo, são as preferidas para ornar sepulturas.
Há muitas outras associações e algum senso comum quando o tema são flores para cada ocasião: cores quentes entre namorados, brancas em funerais, mais neutras para homens, etc. No entanto, para a arquiteta Suzana Ceridono, fundadora da empresa com mais de 30 anos de atividades em flores, paisagismo e cenografia de eventos, “regras foram feitas para serem quebradas”. O mais importante, segundo ela, é avaliar a especificidade das situações. “Para desejar pêsames a um judeu, por exemplo, jamais envie flores, pois eles acreditam ser inadequada a mistura da vida, representada pelas flores, com a morte”, exemplifica.
Como o mais importante é a intenção de agradar – seja em um presente, seja na decoração de um evento –, a chance de acertar é maior quando se leva em conta a personalidade e preferências de quem receberá o carinho. Por isso, e ciente de que a elegância tem muitas facetas, Suzana menciona que o conceito da Bothanica é justamente o de entender que cada projeto é único. “Cultivamos elegância ouvindo todas as ideias”, defende.



Feito em casa, com criatividade e dicas

Para ter sucesso no cultivo de flores em casa, em vasos ou jardineiras, vários sites podem ajudar com o fornecimento de orientações, a exemplo do portal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (www.agricultura.sp.gov.br), que disponibiliza dicas básicas a quem deseja iniciar um jardim, ainda que pequeno.
O primeiro passo é escolher o vaso, a floreira ou até mesmo um recipiente inusitado, como um velho balde ou bacia – afinal, o que conta é a criatividade e personalidade – e colocar no fundo argila expandida ou pedriscos. Em seguida, é importante incluir uma manta de jardim para filtrar a água, além de substrato de terra, areia e húmus – na proporção de 1:1:1. Utilizar adubo orgânico de boa qualidade no plantio é fundamental para garantir a fertilidade da terra. Para ajudar no controle das ervas daninhas e manter a umidade, a dica é fazer uma cobertura morta com palhada de podas ou aparas de jardim. As regas têm de ser frequentes, para que a terra se mantenha úmida.
Quem quer se cercar de flores, mas não leva jeito para o cultivo, pode lançar mão dos arranjos florais. Além de bonitos, eles deixam o ambiente perfumado e colorido, sendo ótima opção tanto para decorar um cantinho da casa como um amplo espaço de evento. Aos que desejam montar um arranjo, mas não estão muito familiarizados com a arte, a arquiteta Suzana Ceridono dá algumas dicas.
Uma delas é apostar na menor variedade. “O modelo mais fácil é o arranjo de flor única, uma vez que a mistura requer um pouco mais de habilidade, tanto na parte estética quanto na montagem”, comenta. “Há montagens com apenas uma espécie que dão muito certo e você utiliza apenas garrafas vazias”, ensina. Nesse caso, é importante considerar o peso da planta. De acordo com a arquiteta, para as flores tropicais, normalmente mais altas e de caules mais grossos, o ideal é usar outro tipo de suporte, como vidro ou cerâmica.
Outra recomendação é considerar o tempo que a flor demora para abrir. Uma rosa ou um lírio, por exemplo, ficam mais bonitos depois de dois ou três dias e, como bem observa Suzana, “um arranjo com flores fechadas não tem a menor graça”.


Cultivo

Variedade para todos os projetos

Tanto para uma horta doméstica como para um grande jardim, há espécies adequadas e até melhoradas geneticamente

Cultivar flores e plantas não requer necessariamente um grande espaço ao ar livre. Sacadas de apartamentos, bancadas de cozinha ou aparadores sob as janelas podem se transformar em charmosos jardins verdes e floridos ou em uma horta de temperos – que, além de útil, aromatiza a casa.
Há vários tipos de plantas que não precisam de contato direto dos raios solares, como a Kalanchoe, considerada a flor da fortuna e da felicidade, cujos vasos podem ser colocados em varandas ou próximos de janelas para receber luminosidade. Violetas também se desenvolvem bem à meia sombra. Já as suculentas ficam lindas em composições de tipos variados, além de serem resistentes, não demandarem muitos cuidados de manutenção e exigirem pouca rega.
Já para atender ao crescente mercado de decoração e paisagismo, novas variedades são desenvolvidas continuamente, inclusive resultantes de melhoramento genético. A Sakata é uma das empresas dedicadas a aplicar a técnica, o que confere não apenas maior facilidade e segurança no cultivo, mas também melhorias nas características de cada flor.
Entre as principais variedades apresentadas pela Sakata destacam-se a Lisianthus, em diversos tipos, cores e formatos, além de variedades específicas para cada época de semeadura, que otimizam a produção; a Sunflower Vincent’s, girassol com angulação média de 45º, ideal para arranjos, camada dupla de pétalas e em maior quantidade em relação às variedades comuns, pertimindo melhor preenchimento, e isenção de pólen, o que aumenta a durabilidade pós-colheita; e a SunPatiens®, híbrido revolucionário de Impatiens, cujo melhoramento genético resultou em plantas mais robustas e resistentes ao sol e calor intensos e chuva, sendo por isso ideal para cultivo em jardins.

Outras variedades de flores da empresa agregam diferenciais em seus segmentos. Exemplos são a Celosia Plumosa Red Cliff, planta robusta e vistosa para uso em paisagismo, com boa durabilidade em jardins; a Marigold Proud Mari, que além de chamar a atenção pelas cores vibrantes, é uma ótima opção para rotação de cultura na agricultura, principalmente para controle de nematoides; e a Zinnia, variedade com flores dobradas ideal para uso em projetos paisagísticos, já que apresenta boa tolerância a doenças e variações climáticas.

Suporte

Habilidade é estimulada pelo mercado

Interessados em atividades de jardinagem e paisagismo contam com um vasto aparato de apoio

O bem-estar proporcionado pelo contato com a natureza passou a ser mais valorizado em tempos de pandemia, em que a necessidade de ficar mais tempo em casa acabou incentivando as pessoas a dobrarem os cuidados com os ambientes internos, incrementandoos com velas, incensos e flores. A restrição de mobilidade também as afastou de parques e áreas verdes, levando muitas a se dedicarem a atividades e hobbies, como jardinagem e paisagismo. O diretor do Ibraflor, Renato Opitz, observa que, no cenário de quarentena, constatou até o crescimento do hábito de colecionar plantas – caso de suculentas que, pela grande variedade de cores e formatos resultam em composições harmoniosas. Para apoiar os iniciantes na arte do plantio e cultivo, há lojas distribuídas por todas as regiões do país especializadas no comércio de plantas, folhagens e gramas para áreas externas, assim como em equipamentos para a manutenção dos jardins e utensílios que facilitam o manuseio de floreiras e vasos, como tesouras, pás, regadores, luvas, cortadores de grama, kit de irrigação, etc. Grade parte delas dispõe de atendentes preparados para orientar os consumidores sobre cada espécie e seus cuidados e necessidades, assim como as que devem ser evitadas em casas que abrigam crianças ou animais.

Lazer ou negócio, com qualificação

O crescimento do mercado de jardinagem e paisagismo também reforça oportunidades de capacitação, motivadas tanto por lazer quanto pela intenção de desenvolver um negócio. Aliando esse propósito à relevância crescente do ambiente digital, a marca de ferramentas motorizadas STIHL lançou, em junho do ano passado, o Pró-Jardim STIHL, curso digital e gratuito que, desde então, já ultrapassou 35 mil inscrições. A engenheira agrônoma e responsável técnica do Pró-Jardim STIHL, Vânia Chassot, afirma que a intenção, na formulação do curso, foi aliar teoria e prática. “Apresentamos conceitos da jardinagem, a área como um negócio, além de dicas e orientações técnicas. Esse leque de abordagens faz do curso uma capacitação completa, ministrado por grandes especialistas do país”, informa.
O projeto está dividido em quatro módulos, que podem ser realizados de forma independente e a qualquer momento: Jardinagem da Teoria à Prática, Especializando na Jardinagem, Da Jardinagem ao Paisagismo e Jardinagem como Negócio. As aulas podem ser assistidas quantas vezes o aluno quiser e são apresentadas por dez educadores que estão entre os principais nomes das áreas de jardinagem, paisagismo, engenharia florestal, arborismo, agronomia, empreendedorismo e negócios. Além de conteúdo em vídeo, o Pró-Jardim STIHL inclui apostilas para ampliar a experiência e o conhecimento dos alunos, que recebem certificados mediante a conclusão de cada um dos módulos, com avaliação média igual ou superior a sete. Mais informações: www.jardimdasideias.com.br/projardimstihl.


Sobre a Point:

A Point Comunicação e Marketing idealiza e coordena comercialmente publicações setoriais especializadas de acordo com o foco do negócio.

  • Definimos o conceito e conteúdo editorial da publicação;
  • Concebemos o projeto a ser comercializado com especificações de vantagens e reciprocidades;
  • Coordenamos e acompanhamos o desenvolvimento editorial;
  • Elaboramos as propostas comerciais, negociações e venda de patrocínio e anúncios.

É assim que a Point diferencia, personaliza e apresenta os produtos ou serviços de seus clientes.

A publicação Flores e Plantas é um projeto idealizado e comercializado pela Point objetivando valorizar o setor de flores e plantas do país e incrementar os negócios no segmento.

Créditos desta Edição:

Redação e edição: KMZ Conteúdo

Layout e editoração eletrônica: Manolo Pacheco / Sergio Honorio

Fale com a Point:

Copyright © - Point Comunicação e Marketing - Todos os Direitos Reservados

Rua Tabapuã, 41 • Cj. 84 • CEP 04533-010 • Tel: 55 (11) 3167-0821